1 de mar de 2012

Livro: A ciência médica de House


Por Bruna

Título original: The Medical Science of House, M.D.
Autor: Andrew Holtz
Editora: Best Seller
Páginas: 283


Descrição: O livro que traz toda a verdade por trás dos diagnósticos de uma das séries de maior sucesso da atualidade. A ciência médica de House, do jornalista Andrew Holtz - especializado na área de saúde -, apresenta o que é ou não ficção no seriado. Holtz passou um ano estudando as principais obras da literatura médica e entrevistando diversos especialistas - médicos, enfermeiras e professores - para compilar numerosos casos incomuns e tratamentos ainda mais surpreendentes. Com riqueza de detalhes e de maneira bastante clara, o autor apresenta a solução dos mistérios que intrigam os telespectadores.
Como pode um adolescente quase morrer com sarampo sem nunca haver entrado em contato com o vírus? E uma mulher chegar ao hospital desesperada porque confundiu geléia de morango com geléia espermecida? No popular seriado americano House, líder de audiência graças ao brilhante e sarcástico médico Gregory House, é possível encontrar doenças tão insólitas que fazem com que os telespectadores imaginem se há alguma autenticidade ou se os diagnósticos são pura invenção.
"A Ciência Médica de House", do jornalista especializado na área de saúde Andrew Holtz, traz as respostas para as dúvidas mais freqüentes dos muitos fãs da série. De uma misteriosa ocorrência de malária no cérebro até os tratamentos pouco ortodoxos aplicados a diversas situações - como quando House recomenda o fumo para tratar uma doença inflamatória no intestino - tudo é desvendado.


Na minha opinião (sou muito suspeita para falar algo sobre House), esse livro esclarece bastante coisas que são mostradas na serie. Lá parece tudo perfeitinho, parece fácil, mas a verdade é que é tudo aparências. A serie conta com casos rarissimos, diagnósticos precoces e exames nada convencionais. Neste livro Andrew Holtz fala sobre o atendimento em hospitais tanto públicos quanto particulares nos EUA, fala sobre a importância da avaliação da saúde pública para controle de endemia de algumas doenças, fala a importância de procurar um médico quando alguns sintomas persistirem, fala sobre os médicos de hoje em dia que não se preocupam em fazer exames físicos em pacientes, e como só confiam em testes laboratoriais que as vezes não esclarecem nada em uma determinada doença, e esclare alguns diagnósticos que parecem bastante sem sentido para os fãs, como receitar 2 cigarros por dia para curar uma doença inflamatória no intestino, e também receitar algumas doses de uísque para sanar um caso de envenenamento. Com uma linguagem que dá para todos entenderem (não só médicos), A Ciência Médica de House já se tornou um best seller no Brasil. Eu devorei esse livro em 2 dias, já que ele te prende, ele te faz querer saber mais e mais, ao mesmo tempo que ele tem linguagem culta ele tem linguagem coloquial, e isso faz com que o leitor se sinta parte da história. Vale a pena ser lido !

Nenhum comentário:

Postar um comentário